HomeNotíciasParáFeira de ciência no Hangar espera 15 mil pessoas
Pará

Feira de ciência no Hangar espera 15 mil pessoas

Água da chuva para abastecer moradias é um dos experimentos

24/10/2013 - 08:32 - Pará
Cerca de 15 mil visitantes são esperados para a VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que abriu ontem e segue até amanhã (25), no Hangar. Este ano o evento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com mais de 30 estandes e diversas instituições de pesquisa e ensino do Pará, tem como tema 'Ciência, Saúde e Esporte' e uma programação educativa gratuita com 32 oficinas, oito minicursos e 53 palestras. Algumas discussões envolverão a prática esportiva. 'Este ano ainda teremos o 1º Fórum de Tecnologias Sociais, que trata das tecnologias aplicadas às comunidades ribeirinhas. 

Um dos exemplos é o aproveitamento da água da chuva. Estamos tentando disseminar nas comunidades para que seja usada como água encanada', informou o diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria, Geraldo Narciso. Na tarde de ontem, turmas de estudantes de escolas públicas conheciam os diversos estandes. Os 84 estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Stelio Maroja se divertiam com experimentos físicos e químicos apresentados nos estandes do Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará (Labdemon/UFPA).


Para a diretora Izabel Nogueira, a visita dos estudantes suscita o aprendizado. 'Eles começam a ver a ciência de outra forma. Começam a ter a proximidade de ver mais de perto esses experimentos e ter a possibilidade de, no futuro, eles estarem aqui fazendo os projetos', afirmou. No estande do Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o coordenador Manoel Reinaldo Filho destacou a importância do encontro com o público e outras instituições. 'A gente tem a oportunidade de interagir com outras instituições, mostrando nosso potencial. Do início ao fim da feira iremos fazer de forma prazerosa a divulgação da ciência', disse.

O pesquisador paraense Vicente Salles é o homenageado deste ano. Os frequentadores podem conhecer vida e obra do historiador em um estande especial. A viúva dele, Marena Salles, recebeu das mãos do titular da Secti, Alberto Arruda, uma placa em reconhecimento à vasta obra do marido, um dos mais destacados intelectuais do Estado. 

Serviço: 

VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data: Até sexta-feira, dia 25.

Horário: Das 9 às 21 horas.

Local: Hangar Centro de Convenções

Mais informações: www.semanact.pa.gov.br
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: