HomeNotíciasEntretenimentoFestival de Ópera apresenta recital em homenagem ao centenário do compositor Gentil Puget
Entretenimento

Festival de Ópera apresenta recital em homenagem ao centenário do compositor Gentil Puget

Recital acontece neste domingo (25), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre

24/11/2012 - 16:11 - Entretenimento
O público da capital poderá conferir, neste domingo (25), um recital em homenagem ao centenário do compositor paraense Gentil Puget. A apresentação tem início às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, dentro da programação do XI Festival de Ópera do Theatro da Paz.

No palco, para apresentar a obra de Puget, estarão a cantora lírica Carmen Monarcha e a pianista Lenora Brito em um recital dirigido por Maria Sylvia Nunes. Suas composições giram em torno de temas regionais e suas canções cantam os caboclos, os mitos e cotidiano do povo paraense, característica do movimento modernista que valorizava os traços específicos da cultura brasileira e regional.

'Apenas algumas pessoas ouviram falar em Gentil Puget, mas quase ninguém conhece a sua obra, a não ser as pessoas contemporâneas a ele. Era algo que estávamos devendo a todos, fazer uma mostra do que ele fez, fazê-lo conhecido. A ideia de homenageá-lo partiu do Dr. Gilberto Chaves, que me convidou a participar do espetáculo, e aceitei imediatamente. As canções de Gentil Puget são bastante populares, algumas são como pontos de macumba, outras tipicamente folclóricas e outras entoam a velha tradição da seresta. O pouco que existe sobre a vida e trajetória dele está abrigada no Museu da UFPA. É um prazer revelar este autor ao público', comemora Maria Sylvia.

Carmen Monarcha veio a Belém especialmente para a homenagem. 'É uma grande emoção estar revelando este compositor para o público paraense. Fazer isso ao lado de Lenora e Maria Sylvia, que são duas pessoas de quem sou muito próxima, é ainda melhor. Gentil Puget é um grande autor, tão pouco conhecido. Participar desta descoberta, revelar este repertório que possui o nosso palavreado, que representa nosso povo, nossos costumes é muito bom e muito importante para a cultura do Pará', diz a soprano.

Serviço: Recital Centenário de Gentil Puget será apresentado neste domingo (25), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, dentro da programação do XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. Mais informações: 4009-8750.

Redação Portal ORM

Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: