HomeNotíciasBelémInscrições abertas para 2.725 vagas dos cursos do Pronatec
Belém

Inscrições abertas para 2.725 vagas dos cursos do Pronatec

Cursos estão disponíveis na capital e no interior do Estado

21/09/2012 - 22:05 - Belém
As inscrições no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão abertas e a meta é preencher as 830 vagas ofertadas para Belém e 1.895 no interior do Estado, num total de 2.725 vagas. No interior, a Bolsa-Formação está sendo oferecida pelos municípios de Cametá, Paragominas, Tailândia, Monte Alegre, Abaetetuba, Marituba e Santa Izabel. A pré-matrícula só encerrará quando forem fechadas todas as turmas e preenchido o número de vagas. 

Os alunos matriculados na Rede Estadual no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adulto (EJA) devem procurar a sua escola para realizar a pré-matrícula através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Lembrando que o aluno tem direito de se inscrever em dois cursos profissionalizantes e no momento da confirmação deve optar por apenas um.

As vagas também estão abertas para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) ou em processo de inclusão, que sejam assistidos pelo Programa Bolsa Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). As pessoas beneficiadas por esses programas podem se inscrever nesses cursos através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio do acesso ao Sistec, através da Secretaria de Assistência Social, pelo “Pronatec Brasil Sem Miséria”. Os alunos que já terminaram o Ensino Médio e estão inclusos no Cadúnico, também deverão realizar a sua inscrição pelo CRAS.

O programa se estende também aos trabalhadores que estão dando entrada pela terceira vez no Seguro Desemprego, nos últimos dez anos. Enquanto tiverem recebendo o benefício, devem estar obrigatoriamente matriculados em algum curso de qualificação profissional. Os interessados devem procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para realizar a sua inscrição.

Pronatec - Criado em 2011, o programa tem o objetivo de ampliar, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, presencial e a distância por todo o Brasil.

Para a oferta de cursos, no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) além de ofertar vagas através da rede de Escolas de Educação Profissional da Rede Estadual (EETEPAs), promove parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EDUFPA) e Instituto Federal de Educação do Pará (Ifpa).

Mais informações pelo e-mail:pronatec@seduc.pa.gov.br ou através da Coordenação de Ensino Profissionalizante (Coep) da Seduc pelo número 3201-5115.

Fonte: Agência Pará

 

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: