HomeNotíciasEspecialBanho de Cheiro para atrair sorte, saúde e dinheiro
Especial

Banho de Cheiro para atrair sorte, saúde e dinheiro

23/06/2012 - 11:00 - Especial

 

Pular fogueira, dançar quadrilha, soltar bombinhas, tomar mingau de milho e devorar aquele bolo de macaxeira. Não há época mais saborosa e festiva que a Quadra Junina. As simpatias para trazer amor, sorte e dinheiro nessa época do ano são abençoadas pelos santos. Depois de Santo Antônio, agora é a vez de São João, comemorado neste domingo (24), e São Pedro, no dia 29, dar aquela ajudinha para atrair boas energias. E nada como um bom Banho de Cheiro de São João para conseguir tudo isso.

 

Erveiras Silvana Serra e Beth Cheirosinha indicam o Banho de Cheiro para atrair prosperidade na vida

 


'O São João pode atrair coisas maravilhosas basta você querer e pedir com fé. Também tem aquela ajudinha com o Banho de Cheiro de São João para atrair sorte, saúde, dinheiro e felicidade sempre', explica Beth Cheirosinha, erveira  já conhecida pelos paraenses no Mercado do Ver-o-Peso. Beth explica que o banho pode ser tomado até o dia 30 de junho, mas para ele ter o efeito esperado é bom tomá-lo na véspera de São João.

 

Na barraca da erveira, o banho pronto pode ser encontrado a R$ 10, mas se você preferir pode comprar as ervas e preparar o banho em casa para toda família. Segundo a erveira, são mais de 13 ervas para atrair todas as vibrações positivas. As principais, ela faz questão de destacar: 'Tem o 'chega-te a mim', 'trevo da sorte', 'dinheiro em penca' e 'patchouli'', conta. Os maços com as ervas custam em média R$ 20 e nessa época do ano são muito fáceis de encontrar.

 

Banho de Cheiro - Beth Cheirosinha explica como deve ser feito o banho em casa: 'Primeiro você pega um balde ou uma bacia com água e coloca todas as ervas juntas e começa a esfregá-las até que saia um caldo muito cheiroso. Depois é pedir que cada membro da família tome aquele banho. Dê preferência antes de ir dançar aquele forró ou quadrilha', conta a erveira às gargalhadas.

 


A vendedora Elisa Mota estava passando pelo Ver-o-Peso e resolveu pedir uma ajudinha de São João para aumentar as vendas no negócio. 'Eu acredito sim por isso que vim comprar. Vou tomar meu banho e rezar para que eu venda bastante até o final do mês', disse.

 

Trabalhando há mais de 35 anos com as 'ervas milagrosas', dona Silvana Serra acredita que o mês de junho é 'mágico'. 'É um mês alegre e festivo por isso as pessoas podem pedir coisas boas que os santinhos ajudam. As ervas são muito poderosas também', finaliza.

 

 

Quem foi São João? - A festa de São João é talvez a mais importante das festas dos santos populares que ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de 'Joaninas'. Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por toda parte.

 

Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e erguer-se mastros como forma de homenagear o santo.


A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém-nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades. São João Batista é considerado o protetor dos casados e enfermos. Protege contra dores de cabeça e garganta.


 
Texto e fotos: Bruno Magno (Portal ORM)

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: