HomeNotíciasAtualidadesMarambaia ganha estação de coleta seletiva
Atualidades

Marambaia ganha estação de coleta seletiva

04/02/2012 - 12:00 - Atualidades

Exemplo

Unidade instalada em escola é a primeira do gênero na capital paraense

Belém recebeu na manhã de ontem, a primeira Estação de Coleta Seletiva, localizada no bairro Nova Marambaia. O projeto, realizado em parceria entre a ONG NoOlhar e a Tetra Pak vai atender moradores do entorno da Escola Estadual Doutor Carlos Guimarães, na Gleba I do conjunto habitacional da Cohab. Outras nove estações de coleta seletiva serão instaladas em Belém em parceria com a Tetra Pak, empresa líder mundial em embalagem de alimentos. A próxima será inaugurada na praça da Igreja da Trindade.

A estação foi construída com placas de embalagem Tetra Pak e instalada na frente da escola. "Estamos atendendo a demanda da população que pedia mais pontos de coleta de materiais para a reciclagem na cidade, além do Ponto de Entrega Voluntária da Riachuelo, que já é um sucesso", conta Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG. A escola já desenvolvia vários trabalhos ambientais, como recolhimento de água da chuva e cultivo de hortas. "Foi quando percebemos que o projeto deveria sair de dentro da escola e atender a comunidade no entorno", completa Patrícia.

A comunidade foi orientada para fazer a coleta seletiva corretamente e despejar na Estação. "Foi um trabalho de educação na prática, orientando os moradores do bairro e ensinando sobre os cuidados ambientais, como melhoria de vida, cuidado com o bairro e as suas casas", comenta Patrícia. Para ela, a população deve compreender que o processo de reciclagem só funciona se um ciclo for fechado, e neste caso incluiu os moradores do bairro Nova Marambaia fazendo a coleta em casa, o colégio participando com seus alunos e professores e a cooperativa de catadores atuando e gerando renda.

Para Antonia Pimentel, avó de uma aluna que estuda na escola, o trabalho ecológico desenvolvido deve ser usado como exemplo para outros locais. "Outras escolas devem fazer este mesmo trabalho para educar nossas crianças, principalmente as escolas particulares", comentou. "Eu moro em Tracuateua e vim pra Belém participar para conhecer melhor o projeto e levar pra minha comunidade", ressaltou.

 

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital. 

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: