HomeNotíciasAtualidadesMarabá é cidade destaque na Alemanha
Atualidades

Marabá é cidade destaque na Alemanha

01/11/2011 - 12:00 - Atualidades

HONRARIA

Município recebeu diploma entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo

EVANDRO CORRÊA

Sucursal Sul e Sudeste do Pará

Autoridades de Marabá participaram no final de semana, em Cologne, na Alemanha, da abertura da Feira Urbantec -1st International Cologne Megacities Conference. No primeiro dia do congresso, o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, deu entrevista a uma rede de TV européia, a WIGE, sobre o potencial econômico de Marabá, município em grande ascendência no Brasil. Em seguida, o gestor fez contato com autoridades da Sibéria, na Rússia, para discutir possibilidades de intercâmbio.

Maurino também se reuniu com autoridades e empresários internacionais, como o presidente da Siemens, Roland Busch, e com o ministro de Indústria e Comércio da Rússia para falar sobre o grande potencial econômico do município. "Marabá é hoje a maior jazida de ferro do mundo", disse Maurino, ressaltando que a pecuária e as reservas minerais do município têm uma logística que atende a todos os setores da economia mundial, contando com transporte rodoviário, fluvial, aeroferroviário, o que faz de Marabá uma cidade promissora. O prefeito recebeu um certificado apontando Marabá entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo. Participaram da comitiva, além do prefeito Maurino Magalhães, Edileusa Magalhães, Marcos David, Nilda Amorim, Fábio Sabino e Elethea Rodrigues.

Desde a sua emancipação, Marabá se desenvolveu rapidamente, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial. Hoje, Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial. Atualmente, o município é o quarto mais populoso do Pará, contando com aproximadamente 233.462 habitantes, segundo o IBGE, e com o 4º maior PIB do estado. Marabá é o principal centro socioeconômico do sudeste paraense e uma das cidades mais dinâmicas do Brasil. O município tem como característica uma grande miscigenação de pessoas e culturas, que faz jus ao significado popular do seu nome: "filho da mistura". A cidade também é conhecida como Cidade Poema, pois seu nome foi inspirado no poema "Marabá", do escritor Gonçalves Dias.

Desde o início da década de 70 , o município passou a vivenciar a instalação do Projeto Grande Carajás e, posteriormente, de indústrias siderúrgicas, que dinamizaram a economia local.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: