HomeNotíciasBelémUnama abre inscrições para curso de Libras
Belém

Unama abre inscrições para curso de Libras

24/11/2010 - 15:20 - Belém
 

A comunicação é um elemento básico nas relações pessoais, seja nas escolas, no trabalho, em locais de lazer, em ambientes familiares, em qualquer lugar. Imaginar, então, uma possível comunicação entre surdos e ouvintes nos leva a refletir as diversas dificuldades existentes devido aos poucos recursos de acessibilidade linguística para se ter um diálogo completo e compreensível.

 


Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), estima-se que, no Brasil, quase 6 milhões de indivíduos possuem dificuldades auditivas ou surdez. Destas, cerca de 56 mil estão matriculadas na educação básica, 2 mil no ensino médio e 300 nas universidades.

 


Diante desta configuração social, a Universidade da Amazônia promoverá este mês o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com modalidade de Educação à Distância (EAD), ou seja, totalmente virtual. O propósito do curso é desenvolver competências e habilidades para a comunicação básica com pessoas surdas. Para a professora e coordenadora do Programa Acadêmico Profissional (PAP), Ceila Ribeiro, o conhecimento da língua possibilita o diálogo entre surdos e ouvintes. ‘Em relação ao surdo, facilita a comunicação nas mais diversas situações, como nos atendimentos hospitalares, consultas médicas etc. Considerando que existem surdos inseridos no mercado de trabalho, sendo um consumidor em potencial, o conhecimento da língua pelos ouvintes facilita a venda de seus produtos e serviços para essa comunidade’, explica.    

 


As inscrições já estão abertas, via online, no site da universidade. O investimento do curso é de R$ 300,00. Após o término serão entregues os certificados aos alunos, com carga horária de 120 horas. Poderão se inscrever profissionais e estudantes de diversas áreas interessados na comunicação surdos.

 


Unindo tecnologia e educação, o curso atende ao decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 sobre a qualificação de profissionais com competências e habilidades para assegurar a inclusão social e educacional dentro de uma perspectiva bilíngue. A coordenadora acrescenta que a universidade atende ao regulamento e oferece um profissional intérprete de Libras para todos os estudantes surdos matriculados na instituição. ‘Oferta ainda a disciplina de Libras para todos os cursos de graduação e promove para o corpo docente formação continuada que também abrange temas sobre a educação de surdos’.

 


Durante o curso os alunos ficarão situados em um ambiente totalmente virtual. Para isso serão necessários, alguns requisitos básicos para a realização das aulas, possuir computador com acesso a internet e recursos de gravação de vídeos, como câmera digital, webcam, celular; disponibilidade de, no mínimo, duas horas por dia para as aulas; ter conhecimentos básicos em informática, além do principal requisito, a disposição para o conhecimento da língua.

 


Maiores informações pelo telefone 4009-3176 ou no site da instituição.

 

Fonte: Unama

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: