HomeNotíciasBelémJovem aprendiz tem oportunidade em empresas
Belém

Jovem aprendiz tem oportunidade em empresas

03/02/2010 - 09:36 - Belém
Conforme a Lei Federal nº 1.097, que garante aos jovens aprendizes a experiência exigida pelas empresas na hora da procura por emprego, as ORM (Organizações Romulo Maiorana) contratam para aprendizagem a 12ª turma de menores aprendizes, que atuarão nas diversas empresas do grupo por um ano. Dos 20 jovens selecionados para estágio, doze ficarão em O LIBERAL e os demais serão divididos entre a TV Liberal, Libnet e ORM Cabo.

A lei instituiu que as empresas precisam ter um percentual de jovens aprendizes de acordo com o número de empregados, variando de 5% a 15%. Os jovens devem estar matriculados em escolas públicas. As ORM têm parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), escola profissionalizante que, com aulas práticas e teóricas, prepara os alunos para a atuação em ambiente empresarial.

A gerente de Recursos Humanos das ORM, Liana Nascimento, conta que o acompanhamento desses menores aprendizes é geral, envolvendo a empresa, o Senac, a escola onde o jovem estuda e sua família. 'Essa é uma oportunidade de aprendizado que abre portas para o mercado de trabalho, mas sem abandonar a escola', explica ela, destacando que o desempenho escolar desses jovens é prioritário.

O obejtivo é apenas preparar o aprendiz para o ambiente de uma empresa, permitindo-lhes a experiência muitas vezes exigidas para as vagas de emprego. Ela conta ainda que os jovens vêm com a pretensão de aprender e contribuir com a empresa e, por conta de tanta dedicação, muitos já foram contratados. 'Se tiver vaga, os aprendizes que mais se destacam têm grandes chances de serem contratados. A empresa aproveita mesmo', declara a gerente de RH. Os menores aprendizes passaram primeiro por uma seleção, concorrendo entre outros alunos do ensino médio.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: