HomeNotíciasNoticiasEscritora Yara Cecim morre em Belém aos 94 anos
Noticias

Escritora Yara Cecim morre em Belém aos 94 anos

27/10/2009 - 01:50 - Noticias

A literatura paraense está de luto. Morreu ontem às 7h, a escritora ficcionista e poeta Yara Bella Cecim, aos 94 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Durante 15 dias Yara ficou internada no hospital da Beneficente Portuguesa, quando seu quadro de saúde se agravou para uma infecção generalizada, vindo a morrer.

Amigos e familiares se despediram e fizeram as últimas homenagens para a escritora na capela do hospital, onde foi velada. Às 16h30 seu corpo foi enterrado no cemitério Parque das Palmeiras.

Yara Cecim nasceu em 13 de maio de 1916, às margens do rio Tapajós, no município de Santarém. Sua vida foi dedicada a criação dos três filhos. Uma mãe zelosa que se doava por inteiro como define o seu filho e escritor, Vicente Cecim. 'Ela era totalmente verdadeira. Foi sinônimo de ensinamento, verdade, bondade e honestidade', enumera com emoção as qualidades da mãe.

Ele conta ainda que trocava ideias sobre literatura com a mãe. 'Gostávamos de falar do que produzíamos, era uma troca mútua. Acredito que agora ela está em outra dimensão, a sua alma já faz parte do universo', diz.

A escritora só estreou na literatura aos 60 anos. A vivência da infância e juventude às margens do rio só contribuíu para a sua formação cultural. O reflexo destas experiências está refletido no seu principal livro 'Lendário - contos fantásticos da Amazônia'.

Os livros 'Taú-Taú', 'Outros contos fantásticos da Amazônia' e 'Histórias daqui e dali' foram premiados com os troféus Samuel McDowell e Terêncio Porto, da Academia Paraense de Letras. 'Taú-Taú' é a história que ela mais gostava de contar aos netos. 'Passei a infância deitada ao seu lado na rede ouvindo esta história', lembra a neta Gabrielle Cecim. 'Se pudesse voltaria o tempo, para aproveitar e conviver mais ao lado da melhor pessoa do mundo para mim', expressou.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: