HomeNotíciasMagazineCalypso e Super Pop comandam grande encontro histórico no Cidade Folia
Magazine

Calypso e Super Pop comandam grande encontro histórico no Cidade Folia

07/10/2008 - 12:00 - Magazine

IMPERDÍVEL
Os dois grandes ícones nacionais da música paraense dividirão o palco

Toda a irreverência, performance e popularidade da música paraense marcam presença, nesta sexta-feira, 10, em um encontro histórico em Belém que promete deixar os fãs do calypso, do melody e do technobrega em polvorosa. Pela primeira vez, os músicos da Banda Calypso e os DJs da mega aparelhagem Super Pop sobem ao palco juntos e promovem um grande espetáculo no Cidade Folia, no Entroncamento, com entrada a partir das 21h. Os ingressos para a noite são limitados, e já estão à venda nas Centrais Bis Produções Iguatemi, Castanheira, Braz, Central Motos e lojas Ponto I. Mais informações pelo telefone (91) 3242-7766.

Considerado pela crítica o maior fenômeno da música paraense dos últimos anos, a Banda Calypso surgiu oficialmente em Belém do Pará no ano de 1999, a partir de uma iniciativa do casal Joelma Mendes (vocalista) e Chimbinha (guitarra). Inicialmente, o projeto musical era independente e não contava com qualquer divulgação massiva; mesmo assim, o primeiro CD da banda, 'Calypso Vol. 1', conseguiu vender impressionantes 600 mil cópias só na região Norte.

Reconhecendo o sucesso do grupo, produtores do cenário nacional apostaram no grupo e começaram a enviá-lo para fora do Estado, o que resultou em turnês que conquistaram não só o Nordeste, mas também o Sudeste e Sul brasileiros. Com os demais 'volumes', entre álbuns de estúdio, coletâneas e registros ao vivo, o Calypso alcançou a marca de mais de 11 milhões de cópias vendidas, apenas em CD - o destaque da discografia fica para 'Banda Calypso Vol. 10', que vendeu 1,5 milhão de cópias.

Desde 2003, a banda também investe nos shows em DVD: além de 'Ao vivo em São Paulo' (2003, 500 mil cópias), 'Na Amazônia' (2004, 600 mil) e 'Ao vivo Goiânia' (2007, 200 mil), a banda ainda lançou o material 'Pelo Brasil' (2006), que reuniu performances por todo o país e vendeu 750 mil cópias até o momento.

Apesar de simples, a fórmula do grupo para conquistar tamanho sucesso não poderia ser mais apropriada: reunindo elementos do brega e do pop paraenses, com influências secundárias que vão da música popular e folclórica ao forró, xote e samba, a dupla Joelma-Chimbinha desenvolveu um estilo próprio e acabou sendo reconhecida nacionalmente como um dos maiores talentos da nova música brasileira.

A banda já foi eleita por dois anos consecutivos a banda mais popular do Brasil junto ao Calcinha Preta (SE), além de conquistar o prêmio de Banda Revelação no programa do Faustão, da Rede Globo, em 2005. Recentemente, Chimbinha também foi reconhecido como Guitarrista dos Sonhos no prêmio MTV Video Music Brasil (VMB). Entre os sucessos, estão as dançantes 'Chamo por você', 'Cheiro do Pará', 'Isso é Calypso', 'Príncipe encantado' e 'Como uma virgem' (versão em português para o hit da artista Madonna).

SUPER POP

Mais conhecido como 'Águia de Fogo', o Super Pop faz parte de um dos mais tradicionais movimentos culturais do Estado: o das festas comandadas por megaaparelhagens, antes consideradas eventos 'da periferia', mas que hoje atingem um público cada vez mais amplo. Com pelo menos 10 anos de atividade, o projeto Super Pop Som é liderado pelos DJs Élison e Juninho e surgiu como um dos desmembramentos da família Pop Som, que existe há 14 anos e ainda conta com o Pop Saudade, projeto liderado pelo DJ Betinho.

A estrutura do Super Pop é, basicamente, centrada em ritmos como brega, technobrega e calypso, tendo trabalhado nos últimos anos em parceria com diversos compositores, grupos e músicos do gênero, como Tecnoshow, Pérola Negra e a Banda AR-15. Um elemento que chama a atenção do público é a estrutura física do projeto Super Pop: além de imensas caixas de som - todas respeitando as normas auditivas em decibéis estabelecidas pela lei -, os palcos em que Élison e Juninho se apresentam contam com diversos adereços visuais, como telões, efeitos especiais pirotécnicos e grandes estruturas de iluminação.

serviço:
Show da Banda Calypso e da megaaparelhagem Super Pop. Nesta sexta-feira, 10, no Cidade Folia do Entroncamento, a partir das 21h. Ingressos à venda nas Centrais Bis Iguatemi, Castanheira, Braz, Central Motos e lojas Ponto I. Mais informações pelo telefone (91) 3242-7766.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: