HomeNotíciasEntretenimentoRancho é campeão do Carnaval 2008 de Belém
Entretenimento

Rancho é campeão do Carnaval 2008 de Belém

07/02/2008 - 19:43 - Entretenimento
Atualizada às 22h30

O Grêmio Recreativo Jurunense Rancho 'Não Posso Me Amofiná' é o Campeão do Carnaval 2008 das Escolas de Samba de Belém, pelo grupo Especial. A Escola de Samba 'Quem são Eles', do Umarizal, ficou com a segunda colocação. A apuração ocorreu na noite desta quinta-feira (07).

O enredo de 2008 da escola foi uma homenagem ao município de Igarapé Miri. O tema escolhido foi “Do Reino dos Mamangaes aos Caminhos de Canoa Pequena” e a escola chegou ao seu 27º título. O samba-enredo foi de autoria de Bosco Guimarães, Nonato e Jackson.

O Rancho somou no total 340,1 pontos, contra 331,2 do Quem São Eles. A terceira posição ficou com o Bole Bole, com 330,9 pontos.

Da quarta à oitava colocação ficaram : Deixa Falar, Império Pedreirense, Tradição Guamaense, Piratas da Batucata e Grande Família. Com a última posição, a escola do Telégrafo acabou rebaixada para o Grupo de Acesso.

Desfile - O Rancho foi a quinta escola a se apresentar na Aldeia Amazônica e reuniu dois mil brincantes. A escola foi para a avenida com o enredo 'Do reino dos Mamanges aos caminhos de Canoa Pequena'.

Nas 21 alas, foi contada a trajetória e luta do início do século XVIII dos colonizadores portugueses que expulsaram os invasores britânicos, franceses e batavos da área do litoral e partiram na direção de Igarapé-Miri onde, após receberem a cessão das Cartas de Sesmarias concedidas pelo rei dom João V, transformaram a cidade numa das mais desenvolvidas do Pará, através do cultivo de cana-de-açúcar.

Trazida de Pernambuco, a cana serviu para a produção de mel, rapadura, açúcar batavo e aguardente de alambique.

OUÇA O SAMBA-ENREDO DA ESCOLA CAMPEÃ:

 

Outros grupos - Com a apuração do Grupo 2, o Grêmio Recreativo Cultural e Social Acadêmicos de Samba da Pedreira foi a grande campeã com 227 pontos. Com a premiação, a Escola passa a desfilar no próximo ano no Grupo Especial.

A Agremiação Carnavalesca Beneficente Cultural Coração Jurunense ficou em segundo lugar e desfilou com o enredo “Rouxinol, do palco teatral à passarela do carnaval. 100 anos como voz do imaginário amazônico”. Em terceiro lugar, ficou a Agremiação Carnavalesca Academia de Samba Jurunense com o enredo “Do bangüê ao mapará, quê tár, Cametá – cultura viva do Pará”. Quem ficou em 11º lugar e caiu para o Grupo 3 foi o Grêmio Recreativo Social e Cultural Mocidade Olariense.

No Grupo 3, a campeã foi a Sociedade Cultural do Pará Escola de Samba Embaixadores Azulinos, totalizando 226 pontos com o enredo “Socult é jubileu, é história..., são 25 anos de glória”.

Em segundo lugar ficou a Associação Recreativa Beneficente Carnavalesca Rosa de Ouro, com o enredo “Batuque, Banto, Quebranto, Sagrações e Rituais, Orixás e seus encantos”, e em terceiro colocado a Associação Carnavalesca Nova Mangueira, com o enredo “Sol e chuva é festa na terra do Açaí”.

Na apuração dos Blocos Carnavalescos, a campeã do 1º Grupo foi a Associação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova, seguido pela Império Jurunense e em terceiro lugar a Associação Bloco Carnavalesco Chipicopico.

No Grupo 2, a campeã foi a Agremiação Carnavalesca Mocidade Independente, seguido pelo Acadêmicos de Samba da Terra Firme e em terceiro o Bloco Unidos da Pedreira.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: