HomeNotíciasEntretenimentoLivro de poesia do deputado Paulo Fonteles é lançado
Entretenimento

Livro de poesia do deputado Paulo Fonteles é lançado

23/08/2007 - 17:33 - Entretenimento
Será lançado nesta sexta-feira (24), o livro 'Quando a morte se aproximar, apenas um Fôlego', que reúne poemas do advogado, deputado estadual e ativista dos direitos humanos, Paulo Fonteles, morto a tiros há 20 anos por defender trabalhadores rurais no interior do Estado contra a exploração e lutar pela reforma agrária no Brasil. O evento ocorre às 17h30, no Campus BR da Unama (Universidade da Amazônia). O lançamento é parte da programação do 3º Congresso Internacional de Direito e 4º Fórum Interdisciplinar, promovido pela OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará) e pela Unama.

O lançamento é uma iniciativa do Instituto Paulo Fonteles para manter viva a memória de um dos mártires da defesa dos Direitos Humanos no Estado, diz a presidente da entidade Juliana Fonteles, advogada e filha do autor. O lançamento tem apoio ainda da Seduc (Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará), SDDH e Revista PZZ.

A edição será lançada em português e alemão, com o título germânico de 'Wenn der tod sich nähert, nur ein Atemzug'. A publicação foi organizada por Stheven Uhly e impressa na Alemanha pela editora Mathes & Seitz Berlin. São mais de 20 poemas escritos, retratando a tortura, a dor, a vergonha, o autoritarismo e outros dramas que o Regime Militar impôs ao País, em mais de 20 anos de governo.

São palavras de quem combateu e enfrentou a Ditadura no Brasil, militando no Partido Comunista. As poesias de Fonteles estavam inéditas no Brasil, à exceção de publicação caseira, sob o título 'Canções Perdidas', organizada e publicada pelos familiares dele com a ajuda do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro. O novo livro, diz a filha Juliana, vem revelar aos paraenses um lado do ativista e político que poucos conheceram.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: