HomeNotíciasPortalORM Cabo começa a transmitir sessões da TV Câmara
Portal

ORM Cabo começa a transmitir sessões da TV Câmara

01/08/2007 - 11:51 - Portal
Os trabalhos da Câmara Municipal de Belém (CMB) foram reabertos nesta quarta-feira (01) com transmissão ao vivo para mais de 50 mil famílias paraenses. É que junto com a reabertura do período legislativo será inaugurada a TV Câmara, com transmissão pelo canal 3 da ORM Cabo. Neste início das atividades, a TV Câmara estará no ar de segunda a sexta-feira de 9 às 12 horas, mas o setor de comunicação da CMB já trabalha no planejamento de programas para aumentar a grade de programação do canal disponibilizado para o lesgislativo municipal pela ORM Cabo. As transmissões dos trabalhos da CMB também serão feitas pela internet (www.cmb.pa.gov.br) a partir de hoje.

A vereadora Marinor Brito, vice-presidente da comissão criada para implantar a TV Câmara em Belém, diz que esse é um momento histórico para o Poder Legislativo no Pará, com o objetivo de aproximar a CMB da população, através da divulgação das decisões que são tomadas nas sessões ordinárias e de outras ações no âmbito do legislativo municipal. 'Particularmente estou muito feliz porque integrei essa comissão, porque faço parte de um movimento nacional que luta pela democratização da comunicação no País e sei que esse é um passo muito importante para democratizar o acesso da nossa população ao trabalho dos parlamentares que são seus representantes no legislativo municipal', declara a vereadora.

A escolha da operadora de TV por assinatura ORM Cabo aconteceu por se tratar da única em Belém que utiliza uma tecnologia que está de acordo com a Lei Federal 8.977, de 06 de janeiro de 1995. Essa lei regulamenta o funcionamento das emissoras de TV a cabo no País e determina que seja disponibilizado um canal para ser compartilhado pelos poderes legislativos municipal e estadual.

Em Belém a ORM Cabo tem quase 55 mil pontos de TV a cabo. 'É um número muito bom e que atinge muitas famílias e os formadores de opinião', ressalta Marinor, ao informar ainda que a CMB também tem planos de colocar em TV aberta um resumo das atividades parlamentares da semana no formato de informe publicitário. 'É uma estratégia que está em fase de cotação de preços e em breve deveremos colocar em prática, para ampliar ainda mais o acesso da população às ações da Câmara', informa.


PÚBLICA


Além disso, a TV Câmara pretende lançar dentro de alguns meses um programa de 30 minutos de duração, com um formato que inclui entrevistas, reportagens e quadros especiais, e que deverá compor também o quadro do material a ser exibido nos informes da TV aberta. Marinor afirma que o ideal é um dia implantar a TV Câmara como TV pública. 'Sei que ainda estamos longe desse ideal, porque depende das políticas do governo federal para o futuro da TV pública e de estrutura na nossa CMB para a compra dos equipamentos e estruturação de pessoal por meio de concurso, porém, esse passo incial é muito importante, porque abre o caminho para esse ideal que queremos para democratizar as informações sobre o trabalho no parlamento municipal', afirma.

O vereador Zeca Pirão, presidente da CMB, também ressaltou a abrangência da TV ORM Cabo e disse que o número de pontos distribuídos em residências, restaurantes e diversas organizações é de grande importância na divulgação das ações do legislativo. 'Esse é um primeiro passo muito importante nesse trabalho de democratizar as informações sobre o trabalho dos vereadores escolhidos para representar a população de Belém, e estamos muito felizes por ter apoiado e incentivado o trabalho da comissão que conseguiu levar à frente esse trabalho', afirma. O primeiro dia dos trabalhos após o recesso do mês de julho, informou ele, será dedicado justamente ao projeto da TV Câmara.

Zeca Pirão lembra que a conquista da TV Câmara é resultado de um processo conduzido pela mesa diretora da CMB, que é formada ainda pelos vereadores Iran Moraes (1º vice-presidente), Bispo Antônio Rocha (2º vice-presidente), Carlos Augusto Barbosa (1º secretário), Raimundo Castro (2º secretário), Armênio Moraes (3º secretário) e Daniel Pegado (4º secretário), mas, em especial, uma conquista da comissão de parlamentares criada para implantar a TV Câmara, foi formada pelos parlamentares Vanessa Vasconcelos (presidente), Marinor Brito (vice-presidente) e Raimundo Castro (membro).

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: