HomeNotíciasPlantão CulturalAlberto Abadessa lança 'Rua de Contos – o fantástico do inconsciente' na sexta
Plantão Cultural

Alberto Abadessa lança 'Rua de Contos – o fantástico do inconsciente' na sexta

30/08/2006 - 11:00 - Plantão Cultural
Nesta sexta-feira (01º), acontece o lançamento do sétimo livro do escritor Alberto Abadessa. Intitulado 'Rua de Contos – O Fantástico do Inconsciente', o obra faz uma mescla perfeita entre situações do cotidiano e da ficção, entrelaçando situações e relatos que flutuam entre a realidade e o imaginário. O evento será na Livraria Ifá.

O interesse em ler e também produzir literatura de qualidade levou o paraense Alberto Abadessa, 55 anos, a escrever romances e poesias, mesmo enfrentando todas as dificuldades comuns a quem quer editar e publicar seus livros, o que nem sempre é fácil. Fundador de um dos mais interessantes grupos literários da cidade – a Confraria d’A Cova dos Poetas, por ter se agregado e feito de um bar (A Cova da Onça) o seu ponto de encontro e de discussões em torno do afeto e talento comum - reuniu amigos em torno de uma idéia e de um prazer comum: a literatura, onde a maioria dos membros, curiosamente, é de servidores públicos, com ocupações comuns de cidadãos, mas que se dedicaram a projetos literários e lançaram, nos últimos anos, coletâneas de poesias, contos e crônicas.

Entre os seis primeiros livros de Abadessa, estão coletâneas de poesias, contos e crônicas e também romances. Em 2000, foi editada a coletânea A Cova dos Poetas, reunindo produções literárias de 13 autores, cada um com 7 ou 8 poesias de tema livre. Foi produzido de forma artesanal e deu o embalo para mais criações e lançamentos do grupo. A noite de autógrafos foi no próprio bar Cova da Onça, com participação de Gílson e seus Chorões, animando a festa.

No ano seguinte, no mesmo local, em meio a um sarau comandado pelo violonista Mário Moraes, o opúsculo Romance de Poesias foi lançado, congregando dez poetas, sob formas e temas diversos. A essa altura, a Confraria já contava com o apoio de algumas empresas e associações que acreditaram no trabalho e no sonho desse grupo, do qual Alberto Abadessa faz parte até hoje.

Em 2004 foi lançado o livro de contos e crônicas Vôo Noturno – depois de todos os vôos..., onde doze autores apresentam aos leitores “os vários paradoxos presentes na nossa vida diária” (Marla Frazão, pedagoga, na apresentação do livro).  A produção gráfica profissionalizou-se e o livro encontra-se registrado na Biblioteca Nacional, tendo recebido o registro ISBN 85-904865-1-6. O lançamento foi realizado no Memorial dos Povos, com participação de artistas e músicos locais.

Além dessas coletâneas pela Confraria d’A Cova dos Poetas, Alberto Abadessa também participou da coletânea Dispersos, com outros autores. São ainda de sua autoria os romances O Amanhã de Todos Nós, lançado em 1997, e Labirinto de Memórias, em 1998.

Serviço - Lançamento do livro 'Rua dos Contos - O Fantástico do Inconsciente', de Alberto Abadessa, acontece no dia 1º de setembro, às 18h30, na Livraria Ifá (Rua Mundurucus, 1736, em frente à Praça Batista Campos). Apoio cultural da livraria e da Travel In Turismo.

tags:
Mais Acessadas
Canais
Siga nas Redes: